Árvores célebres de Portugal

Apenas por curiosidade, deixo aqui outras árvores que pela sua antiguidade e imponência estão classificadas como Árvores de Interesse Público, e que constituem um património de elevado valor ecológico, paisagístico e histórico de Portugal.

O castanheiro de Lagarelhos, em Bragança, é conhecido como a "Árvore Casamenteira", pois reza a tradição que dá sorte aos noivos. Possui um dos maiores perímetros de tronco da sua espécie, 12,80 mt. Para o abraçar são necessários 13 homens.


imagem retirada de: http://aboutportugal-dylan.blogspot.com

Em Águas de Moura (Palmela) encontramos o sobreiro mais produtivo do mundo, a sua cortiça dá para o fabrico de cem mil rolhas, ou seja, 25 vezes mais que a produção normal de um sobreiro.


imagem retirada de: http://www.afn.min-agricultura.pt

Em Santarém, no Lugar das Matas está a azinheira com a maior projecção de copa da Europa.


imagem retirada de:http://www.afn.min-agricultura.pt

O eucalipto mais alto da Europa, com 72 metros, encontra-se na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra.


imagem retirada de:http://www.afn.min-agricultura.pt

Em Terras de Barroso (Montalegre)encontra-se um carvalho que foi cenário e testemunha passiva do último enforcamento em Montalegre (enforcado José Fernandes Begueiro) o qual decorreu no ano de 1844, facto relatado por Álvares Pereira no caderno cultural - 3 "O último enforcado de Barroso".


in site oficial da CMM
imagem retirada de:http://www.montalegre.info

Uma das árvores mais altas de Portugal, com cerca de 47 metros, é uma araucária e situa-se em Vila Praia de Âncora (Viana do Castelo). É conhecida como a árvore farol, pois graças à sua altura serve de ponto de referência aos barcos de pesca.


imagem retirada de:http://dias-com-arvores.blogspot.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog