August Landmesser



Hamburg, 1936; during the celebration for the launch of a ship. In the crowd, one person refused to raise his arm to give the Nazi salute.

Pensa-se que o homem poderá tratar-se de August Landmesser, desaparecido e presumivelmente morto em 17 de outubro de 1944.  Ficou conhecido por aparecer numa fotografia recusando-se a fazer a saudação nazi no lançamento do navio de treino SSS Horst Wessel em 13 de junho de 1936.

Em 1931, esperando que isso o ajudasse a conseguir um emprego, juntou-se ao Partido Nazi. Em 1935 envolveu-se com Irma Eckler (uma judia) e foi expulso do partido. O casal tentou casar em Hamburgo, mas as Leis de Nuremberg, promulgadas um mês depois, impediu-os. Em 29 de outubro de 1935, nasceu a primeira filha, Ingrid.
Em 1937, tentaram fugir para a Dinamarca, mas foram presos. Ela estava grávida novamente e foi acusada e considerada culpada em julho de 1937 por "desonrar a raça" sob as leis da política racial da Alemanha Nazi. 
Em 27 de maio de 1938 foram absolvidos por falta de provas, mas com o aviso de que a reincidência resultaria em pena de prisão de vários anos. Em 15 de julho de 1938, ele foi preso novamente e condenado a dois anos e meio no campo de concentração de Börgermoor.
Eckler foi presa pela Gestapo em Fuhlsbüttel, onde nasceu sua segunda filha, Irene. Dali foi enviada para o campo de concentração de Oranienburg e depois para o campo para mulheres de Lichtenburg e novamente para o campo de concentração de Ravensbrück. 

As filhas inicialmente foram enviadas para um orfanado da cidade. Depois, Ingrid recebeu permissão para morar com sua avó materna; Irene foi para a casa de pais adotivos em 1941. Algumas cartas vieram de Irma Eckler até janeiro de 1942. Acredita-se que ele foi levada para o Campo de extermínio de Bernburg em fevereiro de 1942, onde foi uma das 14 mil pessoas assassinadas. Durante a documentação do pós-guerra, ela foi declarada legalmente morta em 1979 na data de 28 de abril de 1942.
Enquanto isso, Landmesser foi libertado da prisão em 19 de janeiro de 1941.
Em fevereiro de 1944, ele foi convocado para um batalhão penal, a 999ª Divisão Leve da África (Wehrmacht). Foi foi declarado desaparecido em ação e presumivelmente morte durante a luta na Croácia em 17 de outubro de 1944. Tal como Eckler, foi declarado legalmente morto em 1949.

0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog