New Deal - 1933

O New Deal foi um plano de recuperação económica que se concretizou através da adopção das seguintes medidas:


Lançamento de grandes obras públicas - barragens, estradas, pontes, hospitais, escolas - criando assim novos postos de trabalho e garantindo encomendas às empresas fornecedoras.

Atribuição de subsídios aos agricultores para que diminuíssem a produção, de forma a fazer com que subissem os preços dos produtos.

Estabelecimento de um rigoroso controlo sobre a actividade dos bancos, para impedir a especulação financeira.

Promulgação da Lei de Recuperação da Indústria Nacional, atenuando a concorrência entre as empresas do mesmo sector, aumentando os salários ao mesmo tempo que diminuía a jornada de trabalho, o que teve como efeito o aumento do consumo e do número de postos de trabalho.







A presidência de Roosevelt caracterizou-se ainda por:


- Importantes avanços no domínio dos direitos sociais - fixação do horário máximo de trabalho em 44 horas, o restabelecimento do direito à greve, o reconhecimento do direito dos sindicatos a negociar os contratos de trabalho, a criação do salário mínimo.

- Fundação de um sistema de segurança social alargado - garantia a protecção na velhice e em caso de desemprego ou invalidez criando-se assim o Welfare State ou Estado de Bem Estar. Na Europa ficou conhecido por Estado-Providência.

0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog