Morreu aos 83 anos o último habitante do Palácio de Mafra



Gil Ferreira Mangens, nascido em Mafra em 1927, era descendente de uma família francesa que chegou a Lisboa no século XVIII, por alturas da construção do palácio.

Actualmente, o antigo tipógrafo, que não deixa descendentes, era o único residente do Palácio Nacional de Mafra, onde passou os últimos dias de vida “de forma voluntária”, a dar indicações aos turistas.

“Era uma pessoa muito querida que dedicou toda a sua vida ao palácio. Ninguém sabia tanto sobre o edifício como ele”, afirmou à agência Lusa o director do Palácio Nacional de Mafra, Mário Pereira.

O responsável recordou Gil Mangens como alguém que “viveu sempre de uma forma austera” e que “não ligava aos luxos”. “Andava sempre a pé e vivia sem telefone e televisão. Dizia que a sua única paixão eram os livros e o palácio” contou.

Mário Pereira disse ainda que o Palácio de Mafra pretende homenagear o seu último residente através de uma exposição com base no espólio deixado por Gil Mangens, nomeadamente livros e fotografias.

De acordo com o responsável, Gil Mangens terá sido mesmo o último residente do Palácio Nacional de Mafra, uma vez que residia ali apenas por descender de antigos ocupantes do monumento.

0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog