cultura massas

A sociedade ocidental, dominada, no princípio do século, por uma burguesia poderosa, optimista e confiante no progresso e no futuro, foi profundamente abalada pela guerra e pelas convulsões económicas e políticas. Primeiro, com a guerra e com as terríveis dificuldades do pós-guerra e, em seguida e a par, com a revolução soviética e com os «loucos anos 20». Então, tudo foi posto em causa: o optimismo deu lugar à inquietação, à moral conservadora sobrepôs-se a liberdade dos costumes, ao poder das elites sucedeu o poder do povo, a era das massas.
As Classes Médias (médicos, professores, engenheiros, arquitectos, comerciantes, homens de leis, guarda-livros...) adquirem um peso e influência crescente e vão estar na base das principais transformações políticas e culturais que passam por:
a)Novos valores morais e sociais;
b) O prazer e a boémia ganham significado (aumentam os locais de convívio);
c) A mulher luta pela sua afirmação e emancipação através do trabalho fora de casa, do direito ao voto;
d) A Moda (mais leve e desportiva) e a Música (Jazz) reflectem os novos gostos.

Surge uma Cultura de Massas associada ao desenvolvimento tecnológico e ao crescente aumento dos tempos livres. A Imprensa, a Rádio, o Cinema, revistas foram os veículos dessa cultura destinada ao grande público. O Desporto tornou-se, igualmente, uma manifestação de massas.



0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog