As Vinhas da Ira




"Este era um país de gigantes. Onde se meteram? Não se pode defender um país com um conjunto de administradores. Para isso é preciso homens. Onde estão? Encontrem-me dez americanos capazes e encorpados que não tenham medo de ter uma convicção, uma ideia num campo impopular e eu terei encontrado a maior parte de um exército pronto a lutar." 


Este livro de John Steinbeck, relata a história de uma família pobre do estado de Oklahoma, que sofre, como tantas outras, os efeitos da Grande Depressão de 1929. 

A personagem principal é Tom Joad, que regressa a casa saído da prisão e reencontra a sua família, já preparada para abandonar a sua terra, no sequência de um ano de colheitas ruinoso e também pela ocupação da terra pelos seus verdadeiros donos. Perante a impossibilidade de continuarem na propriedade, não tiveram outra opção que não fosse abandoná-la e partir em busca de uma nova vida.
Com o pouco dinheiro que lhes resta, compram um velho camião e iniciam uma viagem em direcção à Califórnia. Durante o percurso, a família cruza-se com outras que caminham na mesma direcção e com a mesma intenção, atraídos por promessas de trabalho e de bons salários.
Contudo, tais expectativas saem frustradas, pois à chegada apercebem-se que o trabalho que há é pouco e mal remunerado, que os obriga a viver em acampamentos temporários ao longo da estrada, sujeitos à exploração da mão-de-obra barata.


A história de Tom Joad e da sua família ainda hoje simboliza a luta das populações mais desfavorecidas. O cantor americano Bruce Springsteen inspirou-se nessa história para compor esta canção "The Ghost of Tom Joad":


0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog