Leituras Recomendadas


Sinopse:
Filho segundo, nascido em 1767, D. João assumiu o governo do reino em consequência da morte do irmão D. José (1788) e da demência da mãe.

Desposara já então a infanta de Espanha, D. Carlota Joaquina. Foi uma união que, para além dos filhos, lhe trouxe apenas frustrações e conflitos.

Governou numa época tumultuosa, marcada pela Revolução Francesa e pela guerra.

retirado de: http://www.circuloleitores.pt/catalogo/1018701/d-joao-vi


Sinopse:
O Rio de Janeiro transformou-se rapidamente na “Versailles tropical”, construiu-se uma ópera, um jardim botânico e o paço real, tudo isto com vegetação exuberante como pano de fundo.

Esta nova capital imperial era o maior porto de escravos das Américas, sendo este comércio a base da economia do país. No entanto, quando em 1888 a Princesa Regente, D. Isabel, aboliu a escravatura, não sabia que tinha acabado de dar o primeiro passo para a abolição da monarquia.

Este é um livro recheado de personagens reais e inéditas: a rainha D. Maria, louca e deprimida, D. João, obeso e indeciso, D. Carlota, que detestava o marido e o Brasil, e D. Pedro, mulherengo irreverente, que proclamou a independência do Brasil.

Patrick Wilcken é australiano, cresceu em Sidney, estudou antropologia e fez um mestrado no Institute of Latin American Studies, em Londres.

adaptado de: http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=59380


Sinopse:
D. Carlota Joaquina é, sem dúvida, uma das personagens mais controversas, marcantes e mitificadas da História Portuguesa de Oitocentos. Absolutista intransigente, esta filha dos reis espanhóis, Carlos IV e Maria Luísa de Parma, nunca se terá conformado com o seu tempo, nem com o papel de consorte de D. João VI.

Os acontecimentos dramáticos suscitados pela Revolução Francesa (1789) — como a retirada da Corte para o Brasil e o aprisionamento da Família Real Espanhola (1808) — deram, de uma forma inesperada, um protagonismo que não recusou na oposição à Revolução Liberal e na defesa dos direitos do filho D. Miguel (1826 -1828).

adaptado de: http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=1027


Sinopse:
João de Barros (1881-1960) é uma das figuras mais ilustres do mundo das letras, da pedagogia e da política do século XX, ainda que actualmente a sua obra esteja bastante esquecida.

Trata-se, pois, de um ensaio histórico literário, que embora muito bem escrito, está baseado na bibliografia oitocentista então disponível, sendo mais o fruto de um exercício de cidadania na defesa da ideias liberais cuja primeira experiência havia surgido em 1820 e que nos anos 30 do século XX estavam abafadas pela Ditadura.

adaptado de:http://www.leitura.gulbenkian.pt/index.php?area=rol&task=view&id=28519


Sinopse:
Em 1820 no Porto, eclode a chamada Revolução Liberal. Começava assim um período conturbado em que estarão em confronto duas concepções antagónicas no plano político, cultural e mental.
Em Portugal, liberais e absolutistas irão lutar no plano ideológico, mas também no plano militar num combate fratricida que terminará em 1834 com a vitória dos constitucionais.

Retirado de: http://www.wook.pt/ficha/as-guerras-liberais-1820-1834/a/id/200910

0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog