George Dandin de Moliére





No passado dia 18 de Novembro, no âmbito das disciplinas de Português e História B, fomos assistir à peça de teatro "George Dandin", no Auditório Municipal de Albufeira, encenada pela Companhia de Teatro ACTA.

A peça conta a história de um plebeu abastado, George Dandin, casado com uma jovem da nobreza. O casamento foi acordado com os pais da jovem e esta descontente concebe vários planos para enganar o marido e "aproveitar a sua juventude" nos braços de um jovem visconde. Estes planos são descobertos pelo marido, George Dandin, que a tenta desmascarar a todo o custo,perante os seus pais. Todas as tentativas de George Dandin saíram frustadas, o que suscitou o riso da assistência.

São bem visíveis na peça as diferenças sociais, a luta de classes e a injustiça social inerentes ao sistema político vigente (daí o texto também ter sido estudado por Karl Marx). São, assim, notórias referências a algumas causas que deram origem à Revolução Francesa.

Para além de ser muito divertida, esta peça servirá de mote às próximas aulas onde iremos estudar a sociedade do Antigo Regime e as Revoluções Liberais.

1ªfoto retirada de: http://www.actateatro.org.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog