Indica que relação tem Almeida Garrett com o período pós guerra civil de 1832-34.

"(...) por isso, brigamos muito tempo: afinal, vencemos nós, e mandámos os barões a expulsá-los da terra, no que fizemos uma sandice como nunca se fez outra. O barão mordeu o frade, devorou-o..e escoiceou-nos a nós depois. Como é que havemos de matar o barão?"

in Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra.

Comenta este excerto de Viagens na Minha Terra tendo em conta o contexto histórico da época.

3 comentários:

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita disse...

João Baptista da Silva Leitão de Almeida, Almeida Garrett, nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799 e morreu em Lisboa a 9 de Dezembro de 1854. Era escritor, dramaturgo, poeta e político. Para fugir à segunda invasão francesa, este e a sua família fugiram para os Açores, e mais tarde ilha Terceira, onde passou a sua adolescência. Em 1816 regressa a Portugal e inscreve-se na Universidade. Participou na revolução liberal de 1820, de seguida foi para o exílio na Inglaterra em 1823, após a Vilafrancada. Participa na expedição liberal que desembarca no Mindelo e ocupa o Porto em Julho de 1832. No Porto, é reintegrado como oficial na secretaria de estado do Reino.

João disse...

João Baptista da Silva Leitão de Almeida nasceu no Porto, a 4 de Fevereiro de 1799 e faleceu em Lisboa, a 9 de Dezembro de 1854. Foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, Par do Reino, ministro e secretário de Estado honorário português.
Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.
Almeida Garrett participou na revolução liberal de 1820, de seguida foi para o exílio na Inglaterra em 1823, após a Vilafrancada porque D.João VI não seguiu a Constituição de 1822.
Juntamente com Alexandre Herculano e Joaquim António de Aguiar, tomou parte no Desembarque do Mindelo e no Cerco do Porto em 1832 e 1834.
Após a implantação do liberalismo, desempenhou cargos políticos.

Enviar um comentário

Etiquetas

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani

Visitas

hit counter

Blogues do CIV

  • Bolo Super-pai! - Quando se tem o melhor pai do Mundo, nada melhor de que um bolo que demonstre esse sentimento!!! Parabéns para todos os super-pais do Mundo e deixo aqui m...
    Há 9 anos
  • Chaminé Algarvia - Cilíndricas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés algarvias são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco século...
    Há 12 anos

Creative Commons

Arquivo do Blog