
Amado e admirado em todo o mundo, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi protagonista de filmes, inspirador de livros e vencedor de inúmeros prémios e títulos de reconhecimento. Aqui ficam algumas curiosidades sobre Mandela:
- O seu nome de baptismo era Rolihlahla. Segundo a tribo Xhosa, da qual Mandela pertencia, o nome significava «tirar um galho da árvore ou causar problemas». Devido à difícil pronúncia, Mandela começou a ser chamado de «Nelson», já que o sul-africano admirava o almirante britânico Horatio Nelson.
- Casou com uma ex-primeira-dama. Graça Machel foi mulher do ex-presidente de Moçambique Samora Machel antes de viver com Mandela.
- Era um mestre dos disfarces. Quando tentava «burlar» as autoridades durante o apartheid, Mandela disfarçava-se de diversas maneiras, como de motorista.
- Abriu o primeiro escritório de advocacia formado por negros na África do Sul, em 1952.
- O seu nome já esteve na lista de terroristas dos Estados Unidos. Foi removido em 2008, quando Mandela já tinha 89 anos de idade.
- Durante os 27 anos em que esteve preso, Mandela lia a poesia «Invictus», de William Ernest Henley, em voz alta para outros prisioneiros. O texto, cuja principal mensagem era «não se render jamais», inspirou o líder sul-africano nas suas palavras: «Sou o dono do meu destino. Sou o capitão da minha alma».
imagem retirada de: kemulch.blogspot.com
0 comentários:
Enviar um comentário